Pular para o conteúdo principal

Brasileiros se tornam o maior grupo estrangeiro em Portugal



O Relatório Estatístico de 2007 do Serviço Estrangeiros e Fronteiras de Portugal registra que a comunidade de brasileiros no país ultrapassou a dos cabo-verdianos e agora se tornou a maior. 

Detalhe: trata-se de números oficiais, que, por motivo óbvio, não contabilizam os clandestinos, que são muitos, tantos de brasileiros como de pessoas de Cabo Verde, também ex-colônia de Portugal. Estima-se que os brasileiros clandestinos sejam 20 mil.

Pelo relatório, informa a BBC Brasil, existem em Portugal 435.736 estrangeiros. Os brasileiros, com 66.354, são 15% desse total. Em seguida vem os cabo-verdianos (9,1%), angolanos (7,5%) e guineenses (5,4%).

A comunidade brasileira é a única que tem mais mulheres do que homens. Um das explicações seria o fato de haver muitas brasileiras prostitutas no país. Há, entre o povo português (que é conservador como tantos outros), que as mulheres brasileiras são devassas e, por isso, se dão bem como prostitutas.

Tal preconceito existe desde a época do Brasil Colônia – um pedaço do novo mundo onde homens e mulheres andavam pelados, os índios. Vem desta época a idéia de de que abaixo dos trópicos tudo era permitido. Idéia disseminada pelos portugueses e estrangeiros que visitavam o país.

Gustavo Behr, da Casa do Brasil de Lisboa, tenta minimizar a grande quantidade de prostitutas brasileiras em Portugal. Ao comentar os dados referentes à comunidade brasileira, afirmou que, “se houver alguma prostituta nesse número, é apenas residual”.

O fato é que as prostitutas brasileiras tem reforçado a discriminação de parte do povo português em relação aos brasileiros. No ano passado, a Uavidre (Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e de Discriminação Racial e Étnica) registrou 577 queixas. Desse total, 32,4% foram de brasileiros, seguidos pelos imigrantes de Cabo Verde (12,6%) e pelos de Angola (9%).

A reportagem abaixo foi transmitida no dia 6 de maio de 2003 pela TVI, de Portugal.


Brasileiros lideram queixam por discriminação em Portugal
março de 2007

Brasil é exportador de prostitutas    Brazucas      Portugal



Comentários

Anônimo disse…
Como é possível que a polícia federal deixa passar essa gente toda sabendo pra que elas viajam, pq quando a gente viaja perguntam logo o que vamos fazer nesse país, e quando vamos tirar o passaporte fazem varias perguntas e temos que viajar com uma quantidade relevante de dinheiro. a culpa disto tudo é da polícia federal que deixar passar a porcaria toda pelos aeroportos sem uma fiscalização rigorosa. Se isso acontecesse não eramos vistas todas por prostitutas no exterior.
Anônimo disse…
agora com a nova lei de imigração,votada hoje pela CEuropéia deve ficar mais fácil para Portugal explulsar estas pessoas. E não é só de Portugal:Espanha e Itália fazem parte do circuito.
É lamentável que o Brasil exporte prostituição, homossexualismo e transsexuais a Portugal...
Nós os brasileiros, em grande maioria, somo mesmo mal-educados e aproveitadores, mormente agora com estes governos socialistas (tanto B como P) estão ganhando espaço: a expansão revolucionária comunista é internacional mesmo e visa minar as Instituições para dominá-las.
Não se iludam, irmãos portugueses: trata-se de ação coordenada a partir do Brasil!
Anônimo disse…
é com tristeza que vi esta reportagem pois portugal seria o ultimo lugar pra putas ganharem algum dinheiro porque se fosse bom assim eu nao tinha visto muitas prostitutas portuguesas a fazerem a vida na gran via em madrid, as putas de luxo do brasil estao todas em sao paulo só vem pra portugal as barrelas que os brasileiros rejeitam por lá, e aki se tornam senhoras de muitos idiotas nacionais que nao conhecem mulheres pois as deles usam bigodes,e cuecas em vez de usarem calcinha fio dental como as brasucas, que alias sao bisnetas de portuguesas entao está no sangue a herança
Anônimo disse…
Nos nao queremos os brasileiros em portugal vao-se embora do meu pais. Gente baixa que nao quer trabalhar. So tem trazido problemas, crime, roubos violacao de criancas, soa todos prostitutos homens e mulheres. A gente mais baixa que tenho visto.
E o lula feio esta pedinchando para que os outros fiquem com o problema. Odeio od brasileiros.
Anônimo disse…
sou portugues e no ano passado fui a praia com uma brasileira que tinha conhecido no dia anterior,ao lá chegar ela e eu nos despimos(normal)ela estava de fio dentaal e eu na hora vim embora deixando-a lá fiquei com vergonha ,DA FORMA COMO ELA ESTAVA DESPIDA NAO DEVE TER TIDO DIFICULDADE EM ARRUMAR CARONA PRA VOLTAR A CASA
Fico indignada com tanta hipocrisia e falta de informação por parte de alguns. É claro que existem muitos preconceitos em relação aos brasileiros, mas não podemos generalizar a situação. Existem também muitos brasileiros dignos e honestos que, devido a outros com deficiência de caráter, pagam o preço sem culpa alguma. Sou brasileira, mãe, profissional, digna e gosto muito de Portugal, é uma terra linda. Já fui a passeio e pretendo retornar assim que for possível. Acredito que tudo isso depende muito da postura de cada pessoa, por isso, dizer que todos os brasileiros são desonestos e as mulheres prostitutas, seria uma injustiça para muitas que apreciam essa terra.
Um grande abraço a todos.
Vanessa Pena
Anônimo disse…
sou portugues mas detexto ke falem mal dos brasileiros nao se pode generalizar na minha opiniao nao pessoas super gente boa alegres acolhedoras ja estive no brasil 4 vezes tenho namorada em fortaleza e adoro akele pais lindo.e convivo c todo mundo la e nada tenho a apontar de negativo pelo contrario.deixem de falar mal dos outros portugal tb tem mta gente ke nao vale nada.um abrasso e pensem antes de falar e criticar os outros.
Anônimo disse…
ISSO AÍ JÁ VIVI EM PORTUGAL HÁ MUITOS ANOS, SOU CASADA COM BRASILEIRO, CASAMOS EM PORTUGAL EXATAMENTE EM ANADIA, SOMOS ÍTALO BRASILEIROS, HOJE TENHO TB A NACIONALIDADE PORTUGUESA, TENHO UM FILHO E NÃO SOU PUTA !!! ISSO É UMA PIADA DE MAU GOSTO HÁ PORTUGUESAS TB QUE SE PROSTITUEM DENTRO E FORA DE PORTUGAL !!! E COMO HÁ.... PAREM COM ESSA PALHAÇADA SE FORMOS JULGAR TODOS COMO SERÁ ENTÃO ????? HÁ TAMBÉM MUITA GENTE QUE NÃO PRESTA EM PORTUGAL E COMO TEM.. MAS TB HÁ OS BONS E OS BONS SÃO GERALMENTE OS HUMILDES..

ABRAÇÃO
Anônimo disse…
ISSO AÍ JÁ VIVI EM PORTUGAL HÁ MUITOS ANOS, SOU CASADA COM BRASILEIRO, CASAMOS EM PORTUGAL EXATAMENTE EM ANADIA, SOMOS ÍTALO BRASILEIROS, HOJE TENHO TB A NACIONALIDADE PORTUGUESA, TENHO UM FILHO E NÃO SOU PUTA !!! ISSO É UMA PIADA DE MAU GOSTO HÁ PORTUGUESAS TB QUE SE PROSTITUEM DENTRO E FORA DE PORTUGAL !!! E COMO HÁ.... PAREM COM ESSA PALHAÇADA SE FORMOS JULGAR TODOS COMO SERÁ ENTÃO ????? HÁ TAMBÉM MUITA GENTE QUE NÃO PRESTA EM PORTUGAL E COMO TEM.. MAS TB HÁ OS BONS E OS BONS SÃO GERALMENTE OS HUMILDES..

ABRAÇÃO

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Caso Roger Abdelmassih

Violência contra a mulher Liminar concede transferência a Abelmassih para hospital penitenciário 23 de novembro de 2021  Justiça determina que o ex-médico Roger Abdelmassih retorne ao presídio 29 de julho de 2021 Justiça concede prisão domiciliar ao ex-médico condenado por 49 estupros   5 de maio de 2021 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico Abdelmassih 26 de fevereiro de 2021 Corte de Direitos Humanos vai julgar Brasil por omissão no caso de Abdelmassih 6 de janeiro de 2021 Detento ataca ex-médico Roger Abdelmassih em hospital penitenciário 21 de outubro de 2020 Tribunal determina que Abdelmassih volte a cumprir pena em prisão fechada 29 de agosto de 2020 Abdelmassih obtém prisão domicililar por causa do coronavírus 14 de abril de 2020 Vicente Abdelmassih entra na Justiça para penhorar bens de seu pai 20 de dezembro de 2019 Lewandowski nega pedido de prisão domiciliar ao ex-médico estuprador 19 de novembro de 2019 Justiça cancela prisão domi...

Em vídeo, Malafaia pede voto para Serra e critica Universal e Lula

Malafaia disse que Lula está fazendo papel de "cabo eleitoral ridículo" A seis dias das eleições, o pastor Silas Malafaia (foto), da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, gravou um vídeo de 8 minutos [ver abaixo] pedindo votos para o candidato à prefeitura de São Paulo José Serra (PSDB) e criticou a Igreja Universal e o ex-presidente José Inácio Lula da Silva. Malafaia começou criticando o preconceito que, segundo ele, existe contra pastor que emite opinião sobre política, o mesmo não ocorrendo com outros cidadãos, como operários, sindicalistas, médicos e filósofos. O que não pode, afirmou, é a Igreja, como instituição, se posicionar politicamente. “A Igreja é de Jesus.” Ele falou que tinha de se manifestar agora porque quem for para o segundo turno, se José Serra ou se Fernando Haddad, é quase certeza que será eleito, porque Celso Russomanno está caindo nas pesquisas por causa do apoio que tem recebido da Igreja Universal. Afirmou que apoia Serra na expectativa de...

Eu tinha 6 anos e minha avó estava me benzendo. Então tudo mudou: me tornei cético

Pai-nosso nas escolas de Rio Preto afronta o Estado laico. Escolas não são templos cristãos

Drauzio Varella afirma por que ateus despertam a ira de religiosos

Reação de aluno ateu a bullying acaba com pai-nosso na escola

O estudante já vinha sendo intimidado O estudante Ciel Vieira (foto), 17, de Miraí (MG), não se conformava com a atitude da professora de geografia Lila Jane de Paula de iniciar a aula com um pai-nosso. Um dia, ele se manteve em silêncio, o que levou a professora a dizer: “Jovem que não tem Deus no coração nunca vai ser nada na vida”. Era um recado para ele. Na classe, todos sabem que ele é ateu. A escola se chama Santo  Antônio e é do ensino estadual de Minas. Miraí é uma cidade pequena. Tem cerca de 14 mil habitantes e fica a 300 km de Belo Horizonte. Quando houve outra aula, Ciel disse para a professora que ela estava desrespeitando a Constituição que determina a laicidade do Estado. Lila afirmou não existir nenhuma lei que a impeça de rezar, o que ela faz havia 25 anos e que não ia parar, mesmo se ele levasse um juiz à sala de aula. Na aula seguinte, Ciel chegou atrasado, quando a oração estava começando, e percebeu ele tinha sido incluído no pai-nosso. Aparentemen...

Padre Marcelo diz não gostar de gatos porque eles são traiçoeiros

No no no no no no no no no

No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no Referente à condenação de padre pastor por violentar uma jovem, o antigo texto deste espaço foi publicado em 2008 e o sistema de publicidade em 2020 o considerou "conteúdo perigoso ou depreciativo", pedinho  alteração em sua íntegra para que continuasse a exibição de anúncios.  Não havia nada de perigo ou depreciativo na reportagem, apenas o relato do que ocorreu, Jornalismo puro. No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no No no no no no no no no no 

Verdades absolutas da religião são incompatíveis com a política

por Marcelo Semer para o Terra Magazine   Dogmas religiosos não estão sob o  escrutínio popular No afã de defender Marco Feliciano das críticas recebidas por amplos setores da sociedade, o blogueiro de Veja, Reinaldo Azevedo, disse que era puro preconceito o fato de ele ser constantemente chamado de pastor. Infelizmente não é. Pastor Marco Feliciano é o nome regimental do deputado, como está inscrito na Câmara e com o qual disputou as últimas eleições. Há vários casos de candidatos que acrescentam a sua profissão como forma de maior identificação com o eleitorado, como o Professor Luizinho ou ainda a Juíza Denise Frossard. Marco Feliciano não está na mesma situação –sua evocação é um claro chamado para o ingresso da religião na política, que arrepia a quem quer que ainda guarde a esperança de manter intacta a noção de estado laico. A religião pode até ser um veículo para a celebração do bem comum, mas seu espaço é nitidamente diverso. Na democracia, ...