Pular para o conteúdo principal

Jornal vai acabar logo se não se reinventar

sabine_righetti

Se o jornal impresso não se reinventar, ele vai acabar em pouco tempo, sendo substituído pela internet, o que já começa a acontecer. Hoje, o jornal já está meio sem função.

Essa é a conclusão à qual chegou estudo de mestrado em Política Científica e Tecnológica de Sabine Righetti (foto), formada em jornalismo pela Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Sabine observa que a internet é uma revolução tecnológica que ocorre em velocidade muito mais rápida em relação a outras evoluções de disseminação de informação e conhecimento.

Ela disse em entrevista ao IHU On-Line que no começo de seu estudo observou que os jornais impressos tendiam simplesmente a se reproduzirem em sua versão on-line, exagerando no uso de hiperlinks. Mas agora, falou, os jornais entenderam que não precisa ser assim.

“No entanto, ainda não há, a meu ver, uma identidade de texto. Ainda estamos vivendo a construção dessa identidade.”

Há uma tendência, disse, de que os textos sejam mais “quentes” e mais longos, com a incorporação à leitura de recursos de outras mídias, como o vídeo.

Para Sabine, as empresas jornalísticas, para sobreviverem, vão ter de “casar” a experiência da informação impressa com os recursos da internet, e esta é, por natureza, aglutinadora de mídias.

Sabine afirma que a crise dos jornais é anterior ao surgimento e consolidação da internet. Lembra que a partir dos 70 começaram a cair os investimentos publicitários em jornais e o número de leitores, em decorrência do cinema e da popularização da tv a cabo. E a internet intensificou essa crise.

Como agravante, disse, os jornais caíram em uma armadilha montada por eles próprios: para tentar garantir fluxo de caixa, enxugaram a redação com a demissão dos melhores jornalistas, os de maiores salários, e houve uma queda na qualidade da informação, distanciando-se assim ainda mais dos leitores e anunciantes. "As empresas que estudei cometeram esse erro."

Philippe Meyer, jornalista, escritor, apresentador da tv francesa e especialista em mídia, afirma que nos próximos 25 anos o jornal impresso estará totalmente  extinto. O que, de acordo com o estudo de Sabine, vai ocorrer sim, se o jornal não se reinventar.

> Editor do NYT prevê fim da edição impressa em cinco anos. (fevereiro de 2007)

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Humorista enfrentou a ira de crentes Chico Anysio  (foto) tornou a sua descrença em Deus pública em meados de 2010, ao comentar na internet a morte por atropelamento do filho da atriz Cissa Guimarães. “Que Deus é este que deixa que morra um menino de 18 anos?”, escreveu.