Pular para o conteúdo principal

Secretário que expulsou 41 estudantes teve de recuar


O secretário de Educação de Barueri, Celso Furlan (foto), teve de recuar: no dia 5/5/2008, segunda, em um rompante, ele expulsou sumariamente 41 alunos do ensino fundamental de uma escola da cidade, mas na manhã do dia 7 os estudantes retornaram às aulas.

O recuo deve-se à repercussão que o caso teve na imprensa (foi noticiado pelo SPTV, da Globo - ver abaixo). Os estudantes afirmaram que, antes de serem expulsos, foram chamados pelo secretário de “macacos”, “bandidos” e “burros”.

Os pais dos alunos contrataram um advogado e registraram queixa na polícia, acusando Furlan de racista e preconceituoso. Marcos Lyra, do Ministério Público, prometeu apurar o que houve.

Celso Furlan nega que tenha sido preconceituoso e manteve a acusação de que os alunos em questão são bangunceiros – agridem professores, cobram pedágio de colegas, praticam vandalismo.

Ao jornal Metrópole, da região, ele citou o caso de M.C. que, no dia 28 de abril, "colocou veneno na merenda escolar". Mas não se sabe se foi mesmo veneno ou laxante ou qualquer outra substância. Há várias versões.

Barueri pertence à Grande São Paulo e lá fica parte dos residenciais Alphaville, de classe média alta. O orçamento da cidade está em torno de R$ 900 milhões, um dos maiores do Estado. O prefeito é Rubens Furlan, irmão do secretário.

Nos dias 7 e 8, Rubens deu entrevistas para manifestar apoio ao seu irmão e dizer que não permitirá a indisciplina nas escolas. Para ele, a expulsão dos estudantes só teve repercussão porque houve, por detrás, manobras de adversários políticos.


COMENTO. A indisciplina nas escolas é grave. Na periferia de São Paulo, há casos em que professores são ameaçados e agredidos por alunos. E não se trata apenas de um problema de escolas públicas. Em escolas particulares também há violência, física e verbal. Mas não será o destempero emocional de uma autoridade que irá resolvê-lo. Um jornal de Barueri informa que os alunos readmitidos terão palestras com oficiais da PM, dentro de um programa de resistência às drogas e à violência. Ótimo. Resta saber agora quem vai ensinar o irmão do prefeito a administrar as escolas da cidade com firmeza, mas sem excessos. Outra questão também deveria ser discutida pela população: a do nepotismo.



'Macacos' (5/5/2008)

> Estudantes teriam sido chamados de ‘macacos’ em Barueri. (5/5/2008)

> Psicóloga critica despreparo de professores. (Folha de Alphaville)

Comentários

Anônimo disse…
Despreparado para o cargo que exerce.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Jesus histórico existiu e qual seria a etnia dele? Veja a abordagem de pesquisadores

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová

Solução ao problema dos três corpos (ainda) não existe. Exceto talvez na ficção da Netflix