Pular para o conteúdo principal

Cuba censura o blog mais acessado no país

Cuba está sob bloqueio econômico dos Estados Unidos desde fevereiro de 1962. Bloqueio do qual o governo se queixou inúmeras vezes.

Pois bem: agora, depois de tantas arbitrariedades, é o governo cubano que bloqueia o acesso ao blog mais acessado no país, o Geração Y, como mais de 1 milhão de visitas ao mês. Com o embargo, a Yoani Sanches (foto) não pode atualizar o seu blog. Por estar hospedado em um provedor alemão, o blog pode ser visto por internautas de outros países.

Parece que ela deu um jeitinho de continuar a escrever. Até quando, não se sabe.

Yoani é graduada em lingüística, e o sucesso do seu blog deve-se às críticas que faz às restrições políticas e às dificuldades econômicas de Cuba.

No post em que informa sobre o embargo, ela escreve que “censores anônimos do nosso famélico ciberespaço tentaram me trancar em um quarto, apagar a luz e não deixar meus amigos entrarem".

Até este momento em que escrevo, o post tem 248 comentários, alguns deles de brasileiros e brasileiras. Simone, de São Paulo, por exemplo, escreve:

Nós do Brasil acompanhamos as notícias de Cuba diariamente, torcendo por seu povo e pelo fim da ditadura. Que o povo seja livre e tenha um futuro próspero, é o que esperamos. E que esse regime cruel seja derrubado o mais rápido possível, para que haja a liberdade de expressão e pensamento.

> Blog Geração Y.

> Cuba impede que blogueira receba prêmio em Madrid. (6/5/2008)


Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Jesus não é mencionado por nenhum escritor de sua época, diz historiador

Após décadas desestruturando famílias, TJs agora querem aproximação com desassociados

Pastor Lucinho organiza milícia para atacar festa de umbanda

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Associação britânica cassa terapeuta de 'cura' de gay

Lesley foi penalizada por ter imposto a sua crença A Associação Britânica de Conselheiros e Psicoterapeutas (BACP, na sigla em inglês) descredenciou a terapeuta cristã Lesley Pilkington (foto) por tentativa de "cura" de um homossexual. Em 2009, o jornalista Patrick Strudwick (na foto abaixo)  a denunciou à BACP por não respeitar a sua sexualidade e impor a sua crença cristã. Como prova, o jornalista apresentou as gravações (feitas sem que a terapeuta soubesse) das duas sessões que tivera com Lesley. No The Telegraph , ele escreveu como tinha sido a abordagem, em uma reportagem que recebeu prêmio. Em sua defesa, Lesley disse em depoimento à associação em 2010 que tinha sido procurada por Strudwick para tentar mudar o seu estilo de vida homossexual. Segundo a terapeuta, o jornalista sabia que ela usava “métodos cristãos”. BACP emitiu naquele ano parecer de que a profissional tinha feito “diagnósticos prematuros e irresponsáveis” e que não respeitou o “sistema