Pular para o conteúdo principal

‘Chico Dólar’ confirma que Exército degolava guerrilheiros

A Ira, de Botero

O tenente da reserva José Vargas Jiménez revela em seu livro “Bacaba – Memórias de um Guerreiro de Selva da Guerrilha do Araguaia” (Editor do Autor, Campo Grande, MS) que soldados do Exército brasileiro decapitaram em 1973 o guerrilheiro Arildo Valadão. Ainda que involuntariamente, Jiménez desmente, assim, a versão oficial de que o Exército não fazia decapitação.

O livro foi editado em 2007 e trechos deles são reproduzidos em sites e blogs. Hoje, o Estadão publica reportagem sobre o assunto, de autoria do jornalista Leonencio Nossa. Procurado pelo jornalista, o Exército não quis se manifestar.

Jiménez dedica o livro “a todos os militares que morreram na Guerrilha do Araguaia defendendo a Pátria contra o Partido Comunista do Brasil, que queria impor, à força, através da luta armada, o regime comunista no Brasil”.

Para escrever o livro, Jiménez usou documentos secretos aos quais teve acesso em 1990 para pleitear a medalha do Pacificador, comenda que o Exército concede a soldados que lutaram contra a guerrilha. Jiménez, que na época da guerrilha era sargento e usava o codinome “Chico Dólar”, obteve a comenda.

A publicação em seu livro de documentos secretos desmente outra versão oficial segundo a qual não existem nos arquivos do Exército documentos secretos sobre a operações contra a guerrilha.

O Estadão informa que o Exército arquivou em janeiro uma sindicância para apurar o vazamento dos documentos, cuja autenticidade não foi negada.

> Mais sobre a Guerrilha do Araguaia.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Aquecimento do oceano impacta distribuição de corais e ameaça espécies da costa brasileira

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Prefeito de Sorocaba não acata Justiça e mantém Bíblia em escolas