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Bancos ainda negligenciam atendimento a correntistas

Lucros enormes e péssimo atendimento

Embora os bancos estejam tendo lucros astronômicos, eles não estão dispostos a investir em um melhor atendimento aos usuários. São fominhas demais.

No ano passado, o CMN (Conselho Monetário Nacional) obrigou a cada um deles a criar uma ouvidoria que tivesse uma linha 0800 (com ligação gratuita), a resolver problemas de correntistas em no máximo 30 dias e a criação de um banco de dados com as queixas dos clientes ao qual os Procons teriam acesso.

Além disso, foi reafirmado que os bancos teriam de cumprir o CDC (Código de Defesa do Consumidor). Havia um lobby no parlamento para excluí-los do código.

Pois bem: leio n’O Globo de hoje que, oito meses depois, uma pesquisa mostra que metade das instituições financeiras criou a ouvidoria só para cumprir a determinação do CMN, porque, na prática, os correntistas continuam tão mal atendidos como antes.

No entanto, veja só, os lucros bancários têm sidos os mais elevados dos últimos 20 anos.

Ninguém pode ser contra o lucro – afinal, faz parte do jogo capitalista. Mas também ninguém pode negligenciar os correntistas, dos quais os bancos extraem tanto lucro.

> Ouvidoria só para constar. (O Globo)

> Bancos são obrigados a criar ouvidorias.

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