Pular para o conteúdo principal

Entidades acusam Jô Soares de ter feito entrevista racista



O vídeo acima é um trecho da entrevista do programa da Jô Soares de 18 de junho que está sendo examinada pelo Ministério Público Federal do Rio por suposta manifestação de preconceito em relação a costumes sexuais em Angola.

Na entrevista, o angolano Ruy Morais de Castro, hoje taxista em Campinas, conta como as mulheres de algumas tribos daquele país mutilam o clitóris para atrair os homens. A entrevista foi ilustrada por fotos tiradas pelo Castro.

O Ministério Público foi acionado pela Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros de Coimbra e pelo Fórum de Estudantes e Investigadores da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

As duas entidades argumentam que Jô fez piadas racistas e sexistas para agradar a platéia, que em vários momentos aplaudiu a entrevista.

Hoje, a embaixada de Angola no Brasil emitiu nota em que acusa o programa da TV Globo de recorrer “ao primarismo do culto ao bizarro”, dando um “colorido anormal” a tradições culturais.

Jô Soares afirmou que foi mal-interpretado e pediu desculpas a quem se sentiu ofendido, porque “não houve intenção de menosprezar nenhuma mulher do mundo”.

A entrevista foi um tanto de mau gosto – algumas fotos poderiam evitadas e alguns comentários foram, sim, jocosos. Mas carimbar Jô de racista – o que ele nunca demonstrou ser—foi um exagero das duas entidades estudantis.

Esse é um caso em que a ideologia do politicamente correto tenta cercear à liberdade de expressão.

No mais, se a mutilação do clitóris é uma tradição em algumas tribos angolanas, já passou da hora de acabar com essa barbaridade, queiram ou não os politicamente corretos. Uma barbaridade, por pertencer à tradição cultural, não é menos barbaridade.
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Em 2022, no Rio, jovens e brancos foram maioria dos casos da varíola dos macacos

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Britney Spears entra na lista de famosos que não acreditam em Deus

Atentados e corte de verba pública colocam as Testemunhas de Jeová em crise

Por que Jesus é retratado com um tanquinho? Esse messias reflete os valores cristãos de masculinidade

Veja os 10 trechos mais cruéis da Bíblia

"O jihadismo nada tem a ver com a política do Ocidente, o capitalismo global e os privilégios dos brancos" (Sam Harris)

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica