Pular para o conteúdo principal

“Caso Mangabeira é um dos mais hipócritas e hilariantes da história política”

De Alberto Dines, do Observatório da Imprensa no Rádio.

A novela "A culpa é da imprensa" protagonizada pelo quase ministro Roberto Mangabeira Unger precisa continuar, é obrigatório levá-la até o fim, sob pena de interromper um dos episódios mais cínicos, mais hipócritas, mais didáticos e também um dos mais hilariantes da nossa história política.

Brilhante professor de Harvard, Mangabeira Unger, com 13 livros publicados em inglês, escreveu no dia 15 de novembro de 2005 – Dia da República – que o Congresso Nacional deveria fazer o impeachment do governo mais corrupto da história. Convidado pelo presidente Lula para fazer parte do novo ministério, Unger explicou que estava mal informado. Como vive nos Estados Unidos, tudo o que escreveu sobre o Brasil era baseado nas informações da nossa imprensa.

A emenda saiu pior do que o soneto, como sempre: quem fica mal agora é a Folha de S.Paulo, jornal que tirou o desconhecido Unger do anonimato e o publica há alguns anos, semanalmente, na sua página mais nobre, a página 2.

Com a esfarrapada desculpa, Unger está dizendo que a Folha é mal informada porque seria impensável que, vivendo no exterior, fosse buscar informações sobre o Brasil no concorrente.

Na retratação anunciada, o novo ministro insistirá na tese de que a culpa é da imprensa ou de certa imprensa? Acontece que tão logo seja empossado como ministro, Mangabeira Unger deverá afastar-se do jornal, é a praxe da Casa. Ou o jornal abrirá uma exceção? E qual será a credibilidade da nova Secretaria de Ações de Longo Prazo que começa de forma tão lamentável?

O problema não é nosso, o problema é da Universidade Harvard que, infelizmente, não acompanha o que sai na imprensa brasileira.


Cotado para ministro, Mangabeira deleta arttigo em que chama Lula de corrupto.

íntegra do artigo do Mangabeira
xxx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Cartunista Laerte anuncia que agora não é homem nem mulher

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento