Pular para o conteúdo principal

Roberto Carlos quer tirar livro de circulação


Roberto Carlos, o cantor, é das celebridades que têm dificuldades de lidar com a livre expressão –a dos outros. Os advogados dele notificaram na terça a Editora Planeta para que tire em cinco dias de circulação o livro “Roberto Carlos em Detalhes” (foto), escrito por Paulo César de Araújo. É apenas o começo: na próxima semana, o cantor vai mover uma ação judicial para reforçar o pedido da notificação. Araújo também vai ser processado.

O “rei” alega que o livro é uma ofensa, além de ter violado a privacidade dele. Mas não se tem notícia de que a legião de fãs do cantor tenha a mesma opinião. Pelo até agora, entre elas, ninguém ainda pediu a cabeça do Araújo, talvez porque estejam ocupadas em ler os “detalhes” do artista.

Quem leu o livro diz que ele é elogioso ao Roberto Carlos, ainda que o biografado não tenha gostado de certas passagens. O escritor é um fã do “rei”. Em entrevistas a emissoras, ele tem demonstrado que sabe tudo de Roberto Carlos. Deve saber mesmo, porque, para escrever o livro, diz que fez pesquisa ao longo de 15 anos. Araújo nunca conseguiu uma entrevista com o artista, apesar de insistentes pedidos.

A rigor, no livro não há nenhuma grande revelação sobre o cantor. Nem mesmo nos trechos com os quais o biografado teria ficando mais indignado.

Dois desses trechos, segundo a Folha de hoje, relata que Roberto, quando era casado com Myriam Rios, tentou comprar (ou comprou) da Editora Bloch as fotos em que a artista apareceu nua. Tal informação foi publicada na época (1979), e hoje está na Wikipédia. Espera-se que o RC não mande censurar a Wikipédia, como a Daniela Cicarelli tentou fazer com o YouTube.

Outro trecho refere-se ao caso que o artista teve em 1966 com a bela e densa cantora Maysa.

Revela o livro:

Na casa de Maysa, os dois [ela e o RC] conversaram, deram gargalhadas e, em seguida, foram para o quarto.

Não vejo nenhuma ofensa nisso.

Para lançar o livro, a Planeta imprimiu 30 mil exemplares. E antes de o Roberto se sentir ofendido, a editora já tinha rodado outra tiragem de 30 mil. Provavelmente vai ter providenciar mais exemplares por causa da atenção que o cantor está chamando para o livro. Mesmo que livro saia de circulação, não será por muito tempo, acredita-se.

>
Editora mantém a venda do livro.
xx

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

'Sou a Teresa, fui pastora da Metodista e agora sou ateia'

Pereio defende a implosão do Cristo Redentor

Ateu, Dawkins aposta no cristianismo cultural contra avanço do Islã. É um equívoco

Música gravada pelo papa Francisco tem acordes de rock progressivo. Ouça

Comissão aprova projeto que torna a Bíblia patrimônio imaterial. Teocracia evangélica?

Historiador católico critica Dawkins por usar o 'cristianismo cultural' para deter o Islã

Misterioso cantor de trilha de novela é filho de Edir Macedo

Baleias e pinguins faziam parte da cultura de povos do litoral Sul há 4,2 mil anos