Pular para o conteúdo principal

A hostilidade agora é contra a língua do Brasil

Outro dia, publiquei uma nota com a informação de que dois escritores africanos de países lusófonos se insurgiram contra o português de Portugal, em favor do português do Brasil. Um deles, provocativo, sugeriu que se mudasse o nome da língua portuguesa.

Pois bem, agora, ao ler um artigo no “Observatório da Imprensa”, fiquei sabendo que houve em outubro um congresso sobre a língua portuguesa onde se registrou uma hostilidade ao português do Brasil por parte de africanos.

Uma educadora de Moçambique ficou preocupada com o fato de os “miúdos” aprenderem um português na escola e depois, em casa, terem de ouvir um “outro” idioma na televisão (leia-se novelas da TV Globo).

Houve quem reclamasse do “sotaque” de atrizes brasileiras num filme dirigido por um angolano que foi apresentado ao final do seminário. As atrizes deveriam falar como se fala em Angola, argumentou-se.

Também não faltaram insinuações de que o Brasil está manifestando uma vocação de colonizador cultural em relação aos países lusófonos.

A ironia é que tudo isso foi discutido na University of Minnesota, Estados Unidos, num congresso chamado de American Portuguese Studies Association, durante palestras com nome como Portugal: at crossroads of different historical times e Luso-African-Brazilian Literatures and Cultures and Portuguese Language and Linguistics.

Não sei informar se os palestrantes falaram em português ou em... inglês.

Tenho a impressão de que a intelectualidade dos africanos lusófonos está cada vez mais dividida entre o português de Portugal e o do Brasil. Acho que os africanos deveriam falar o português deles e não se importarem com as influências brasileiras, porque elas são inevitáveis. Pois afinal até no Brasil se discute o “sotaque” da TV Globo.

Íntegra do referido artigo, de autoria de Marisa Lajolo.

Comentários

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Robinho: de jogador promissor a evangélico fanático e estuprador

Bíblia tem muitas contradições, mas ela pode ser útil, até para ateus

Qual é a doença mais difícil de curar? Eis a resposta

Cannabis leva a drogas pesadas? Causa transtorno mental? Veja o que a ciência diz

Vicente e Soraya falam do peso que é ter o nome Abdelmassih

Justiça da Noruega mantém cassação do registro das Testemunhas de Jeová