Pular para o conteúdo principal

Acusado de racismo é pai de filhos mulatos

Do G1, por Sílvia Ribeiro:

"A dona de casa Maria das Graças Almeida Bastos despediu-se do filho na noite de 23 de outubro passado. Dois amigos de cabeça raspada foram buscá-lo em casa para uma volta na noite paulistana.

Algumas horas depois, o telefone tocou na casa humilde de Cidade Vargas, Zona Sul da capital paulista, e Maria das Graças recebeu a notícia da prisão do filho pelo crime de racismo. “Foi um choque”, relembra.

O vendedor gráfico Emerson de Almeida Chieri, de 34 anos, foi apanhado com o designer Eduardo Brandão Jarussi, de 26 anos, e o autônomo Rogério Costa Andrade, de 28 anos, naquela noite, na Vila Mariana, Zona Sul. Os três amigos foram flagrados colando cartazes com lemas racistas contra o sistema de cotas para negros em universidades públicas. Os panfletos levavam a assinatura do grupo "White Power" (Poder Branco, na tradução do inglês).

No último dia 8, o Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra o grupo no Fórum Criminal da Barra Funda com a mesma acusação: "praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, cor, religião, etnia ou procedência nacional". A pena vai de dois a cinco anos de prisão.

A notícia surpreendeu a família de Emerson e, junto com ela, toda a vizinhança de Cidade Vargas. Além de ser tido pelos amigos como um rapaz “gente boa” e trabalhador, Emerson é pai de dois jovens afrodescendentes. Por onze anos, foi casado com uma mulher negra e hoje possui a guarda dos filhos, de 9 e 15 anos.

“Eu perguntei a ele: 'Como você pode ser contra uma coisa que futuramente pode beneficiar os seus filhos?'”, disse a mãe durante visita no Centro de Detenção Provisória Vila Independência, onde Emerson está preso há quase um mês.

Maria das Graças falou sobre a prisão do filho à reportagem do G1 no portão de sua casa e, ao longo de toda a conversa, o filho mais velho de Emerson ouviu a tudo, sem se manifestar.

Emerson não quis dar entrevista. Por meio da advogada Maria Ângela Campos argumentou que apenas se manifestava contra cotas raciais e negou ser racista ou integrante do White Power. O movimento prega a valorização da raça branca e a intolerância contra negros, judeus, nordestinos, imigrantes ilegais e homossexuais. O site do grupo estampa na capa a foto do ditador nazista Adolf Hitler.

O puxão de orelha de Maria das Graças, que se emociona ao falar do caso, contrasta com a mensagem do cartaz propagado pelo filho. ''Vestibulando branco. Hoje eles roubam a sua vaga nas universidades públicas. E chamam isso de direitos iguais. Se você não agir agora, quem nos garante que eles não roubarão vagas nos concursos públicos? Devemos assegurar a existência de nossa raça e o futuro de nossas crianças brancas''.

“Ele agiu por impulso, por influência dos amigos”, justifica o irmão Evandro Chieri. De acordo com a mãe, Emerson está arrependido.

Em casa, ele nunca debateu o sistema de cotas raciais, segundo os familiares, que não escondem as divergências com Emerson. “Aqui nós somos lulistas”, diz Maria das Graças.

O governo Lula apóia projeto de lei que estabelece reserva de vagas em universidades federais e estaduais para alunos de escolas públicas, com base na porcentagem de negros e indígenas nos estados. A proposta está pronta para votação no plenário da Câmara.

De acordo com a família, Emerson não tem filiação partidária, mas amigos lembram que ele já freqüentou congressos do Prona, partido de extrema direita.

A acusação de racismo virou tema de discussão no bar do Seu Waldir, tradicional ponto de encontro do bairro.

Alguns vizinhos se sentiram ofendidos com a atitude de Emerson. Mas, neste território, o acusado conta com a fiel defesa do dono do bar, que o conhece desde criança. “Vou falar uma coisa para você: quem criou isso tudo foi a mídia, que misturou o conteúdo daquele site (White Power) com a prisão do Emerson”, afirma Seu Waldir.

O comerciante, que chegou a ver os cartazes nas mãos de Emerson, aconselhou o rapaz a não divulgá-los. “Como alguém que foi casado com uma mulher negra e tem filhos mulatos pode ser racista?”

A advogada de Emerson pretende usar os laços familiares do cliente como elementos para a defesa. Emerson, que permanece no Centro de Detenção Provisória de Vila Independência, foi indiciado sob a acusação de crime de racismo.

Também foram indiciados os amigos Eduardo e Rogério, que obtiveram há três semanas liberdade provisória sem pagamento de fiança. Diferente dos dois amigos, Emerson não obteve o benefício por possuir antecedentes criminais – roubo, furto e posse de entorpecentes.

Ao divulgar cartazes com teor racista, Eduardo também parece não olhar sua árvore genealógica. A família Jarussi confirmou à advogada Maria Ângela Campos que o acusado possui ascendência negra. Entretanto, não soube precisar em qual grau. “Ele alega que estava apenas se manifestando contra as cotas para negros”, disse a advogada.

A defesa de Rogério também tenta provar que o acusado não é racista. “A irmã dele namora um negro. Ele ainda me disse: 'Doutor, não sou racista. Eu já toquei em bandas de rock com um vocalista negro'”, afirmou o advogado José Miguel da Silva.

Apesar de negar que faça parte do White Power, Rogério tem o símbolo do movimento tatuado nas costas, segundo informou o delegado de polícia assistente do 36º Distrito de Polícia, Rui Diogo da Silva, que colheu o depoimento dos acusados.

No braço direito, tem ainda a inscrição "88" – uma referência à oitava letra do alfabeto, o "H". No movimento, o 88 ou "HH" é uma senha para a saudação ao ditador nazista Adolf Hitler. No mesmo braço, a palavra "skins", alusão ao movimento skinhead."

> Casos de racismo.

Comentários

Anônimo disse…
Lamento muito por estas crianças ter um pai assim. Esse cara não passa de um recalcado, no fundo ele queria ser negro, porque é uma raça MARAVILHOSA.
Anônimo disse…
Afff, que a notícia é velha, mas o assunto sempre atual. Que vergonha de qualquer brasileiro que venha querer provar "pureza" de raças. Todos nós temos o dito "pé na senzala". É isso que diferencia as outras mulheres das brasileiras. Até as orientais brasileiras têm bunda. Aliás, bunda, a preferência nacional, tem etimologia na língua africana.
Anônimo disse…
Acho uma piada a estes Brasileiros de merda a quererem ser brancos. Muito mais quando têm filhos pretos, sim porque mulato é preto. Quanto ao que essa aí de cima diz, ao menos tem noção do que todos os brasileiros são: lixo! por mais que tentem passar por água, lixo cheira sempre a lixo.
Quanto á questão da "bunda" de que tanto se orgulham, bem se nota que tem etimologia Africana, basta olhar para os macacos, principalmente chimpanzés para ver a relação. Que nojo de gente, uma bomba nuclear nessa merda de sítio a que chamam país era pouco. Cambada de macacos nojentos a quererem ser gente.

Post mais lidos nos últimos 7 dias

90 trechos da Bíblia que são exemplos de ódio e atrocidade

Morre o americano Daniel C. Dennett, filósofo e referência contemporânea do ateísmo

Veja 14 proibições das Testemunhas de Jeová a seus seguidores

Entre os 10 autores mais influentes de posts da extrema-direita, 8 são evangélicos

Ignorância, fé religiosa e "ciência" cristã se voltam contra o conhecimento

Vídeo mostra adolescente 'endemoninhado' no chão. É um culto em escola pública de Caxias

Oriente Médio não precisa de mais Deus. Precisa de mais ateus

Malafaia divulga mensagem homofóbica em outdoors do Rio

Ateu, Chico Anysio teve de enfrentar a ira de crentes

Sam Harris: não é Israel que explica as inclinações genocidas do Hamas. É a doutrina islâmica